sábado, 28 de maio de 2011

"Por uma vida melhor" para uma vida alienada...

  


Você já deve saber da polêmica cartilha distribuída nas escolas públicas pelo MEC;
  Como podem ver, este é o Brasil. Um país lindo, tropical, com futebol e bundas para lá e para cá, desviando os olhos do povo de tudo o que está errado no país. Mas dessa vez eles apelaram para os erros.
  Uma pessoa iluminada resolveu ensinar aos alunos que o correto é escrever errado. Isso mesmo! A cartilha "Por uma vida melhor" foi escrita pela professora Heloísa Ramos, e, segundo ela, as expressões "nós pega peixe" e "Os livro ilustrado mais interessante estão emprestado" estão corretas em alguns contextos e os alunos devem falar dessa forma para serem aceitos em seus grupos de amizades, pois o normal é falar erroneamente. E o pior de tudo é que tal cartilha "educativa" foi aprovada pelo MEC (Ministério da Educação) por meio do Programa Nacional do Livro Didático.
  Muitos professores, alunos e pais se revoltaram.
 Mas nos resta pensar. Por que esse título de "Por uma vida melhor"? E para quem é essa vida?
 Para os alunos que recebem uma educação de merda e não têm oportunidades? Ou para a elite, que tem todos os privilégios e continuam alienando o povo com essas tentativas estúpidas de tapar o som com a peneira?
  Talvez eu esteja errada sobre tudo isso. Não vi a tal cartilha, portanto não conheço o outro lado da história ( e todos nós sabemos que sempre tem). Mas continuo achando um absurdo. Enquanto em outros países os investimentos na educação são grandes, aqui as autoridades ensinam o povo a continuar sendo ignorante e alienado e o nosso país é conhecido apenas pelas praias e bundas e pelo carnaval! Eu diria que estamos mais para circo, mas... deixa pra lá.




  









Nenhum comentário:

Postar um comentário